Tai Chi Chuan (Taijiquan) - Dobra de ÁguaO Tai Chi Chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Taiji Quan) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
* Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
* Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
* Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快
O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.
Os ideogramas que compõe a palavra Tai Chi Chuan significam:
* 太, Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".
* 極 (ou 极, em chinês simplificado), Chi (ou Ji) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".
* 拳, Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta à mãos livres" (desarmadas), "boxe"
Portanto, algumas das possíveis traduções literais de Tai Chi Chuan são: "Punho da Suprema Cumeeira", "Punho do Limite Supremo" ou simplesmente "Punho do Tai Chi". Como cada ideograma pode ter mais de um sentido, há outras formas de traduzir o termo além destas.
No Taoísmo, onde o Tai Chi Chuan teve sua origem, a "Suprema Cumeeira", ou "Limite Absoluto" tem a conotação filosófica de "Elevação", "Sublimação", "Purificação", resultante, entre outras, do desenvolvimento de um mecanismo de defesa emocional pelo qual tendências ou sentimentos inferiores se transformam em outros que não o sejam.
O Tai Chi também simboliza o "Cosmos" e a interação, dos princípios energéticos Yin e Yang, em constante mutação, sendo conhecida a sua representação pelo Tai Chi Tu (Diagrama do Tai Chi), mais conhecido no Ocidente como o "Símbolo do Yin-Yang".
As treze posturas fundamentaisEnquanto arte marcial, o Tai Chi Chuan se baseia em treze conceitos fundamentais (
Shi San Shi十三势). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas
formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta
estes conceitos com pequenas variações. São conhecidas como
As Oito Portas e os Cinco Passos 八門 五步, em chinês são denominadas:
Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.
As
Oito Portas' (
Bā mén) se associam às oito direções representadas pelos oito trigramas do Pa Kua (py bā guà 八卦), elementos básicos na constituição do I Ching (py Yijing 易经 ).
- Os quatro lados (Si zheng 四正)
Péng 掤 (aparar
Lǜ 履 (desviar)
Jǐ 擠 (pressionar)
Àn 按 (empurrar)
- Os quatro cantos (Si yu 四隅)
Cǎi 採 (colher e puxar)
Liè 挒 (colher e quebrar)
Zhǒu 肘 (golpe de cotovelo)
Kào 靠 (golpe de ombro)
Os cinco passos (
Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos Cinco Elementos cósmicos (五行 py wǔ xíng) que fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água (木, 火, 土, 金, 水).
Jìn bù 進步 (avançar)
Tùi bù 退步 (recuar)
Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)
Os dez princípios essenciaisConforme Yang Chengfu:
- Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade [Xu Ling Ding Jin]
- Esvaziar o peito [Han Xiong] e alongar as costas [Ba Bei]
- Relaxar a cintura [Song Yao]
- Distinguir entre o cheio e o vazio [Fen Xu Xhi]
- Relaxar os ombros [Chen Jia] e soltar os cotovelos [Zhui Zhou]
- Usar a mente e não a força muscular [Yong Yi Bu Yong Li]
- Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo [Shang Xia Xiang Sui]
- Unir o interior e o exterior [Nei Wai Ziang He]
- Mover-se com continuidade, sem rupturas [Xiang Liau Bu Duau]
- Buscar a quietude dentro do movimento [Dong Zhing Qiu Jing]
Arte marcial ou prática para a saúde?Diagrama do Tai Chi
O Tai Chi Chuan já foi empregado na antiguidade como uma forma
avançada e eficaz de combate: a função de guarda costas foi exercida
por diversos praticantes da família Chen; instrutores da família Yang
deram aulas para a guarda imperial e posteriormente para o exercíto
republicano chinês. Sua aplicação como arte marcial
acontece através do uso de movimentos circulares e contínuos que
acompanham e complementam os movimentos do adversário de um modo
similar ao ilustrado pelo símbolo do Tai Chi.
Ao definir o Wushu (o termo chinês para arte marcial), Jet Li, famoso artista marcial e ator, comenta que:
Com
o advento da tecnologia você tem armas, canhões, bombas nucleares e
outras armas avançadas. Aprender wushu não serve mais ao objetivo de
lutar corpo a corpo contra tigres, invasores etc.. Hoje, se você mata
ou aleija alguém com um movimento impressionante de wushu aprendido com
dez anos de um programa intensivo de treinamento, isso não vai te
ajudar a sobreviver. A polícia vai te prender por assassinato, a
sociedade vai te rejeitar, e a coisa toda teria sido feita muito mais
rapidamente puxando o gatilho de uma pistola com um silenciador. Agora,
a sociedade valoriza a prática e exibição do wushu de formas diferentes. Ele conclui dizendo que, na sua opinião, a melhor razão de todas para realizar estas práticas:
é que ele permite que a pessoa exercite o seu corpo e melhore a sua saúde.(nota: a origem destas citações é o Artigo DEFINIÇÃO DE WUSHU por
Jet Li (disponível em inglês em www.jetli.com), conforme a tradução
disponível no Portal do Kung Fu - link abaixo, entre as páginas
externas)
O próprio símbolo do yin/yang,
conhecido também como diagrama do Tai Chi, é a melhor metáfora para
refletir sobre quaisquer posturas que se apresentem como polos opostos
em uma discussão.
Este símbolo mostra a interação dos opostos e como um interage,
define e amplia o significado do outro. A prática do Tai Chi Chuan
focada na questão marcial e a prática focada na questão da saúde podem
ser vistas como estes polos extremos, para que o treinamento seja
efetivo é necessária a presença destes dois aspectos.
Prática de Tai Chi Chuan com Leque.
A adequação da proporção entre estes dois aspectos dentro do
trabalho realizado por um instrutor com um grupo específico depende da
formação do instrutor segundo uma escola que enfatize mais um ou outro
aspecto, da visão pessoal do instrutor sobre a prática e das
necessidades específicas do grupo de alunos com que trabalha (um grupo
de adolescentes e um grupo de terceira idade naturalmente necessitam de
propostas distintas).
Sabendo isto, é importante que o interessado em praticar Tai Chi
Chuan converse com os responsáveis pela orientação de seu grupo para
descobrir como são abordados os diferentes aspectos pertinentes a esta
prática, como: a auto defesa; o treinamento para a saúde; o equilíbrio
dos aspectos fisícos, emocionais, mentais e espirituais. verificando se
estas posturas correspondem às suas espectativas em relação à prática.
No BrasilNo Brasil a divulgação da prática do Tai Chi Chuan teve seu início na década de 1960 em São Paulo e no Rio de Janeiro, capitais que contam com a presença de um grande número de chineses.
Estes mestres chineses pioneiros introduziram no país as diversas linhagens tradicional desta arte. Em São Paulo: Wang Te Cheng, Wong Seung Kueng, Liu Pai Lin, Chan Kowk Wai,
Chen Guo Suo, Lo Siu Chung, Li Wing Kay , Lope Chiu Ping Lok,Liu Zhong
Ping Leonardo Liu. No Rio de Janeiro: Hu Hsin Shan, Wu Chao Hsiang e Wu
Jyh Cherng.
Diversos alunos brasileiros destes mestres têm se destacado no
ensino dessa arte, sendo responsáveis pela publicação de diversos
livros, revistas e artigos científicos. Entre outros podem ser citados:
Estevam Ribeiro, Marcio Lacerda, Roque Henrique Severino, Marco Natali,
Mestre Rubens Pinheiro (IPKF), Nilson Carvalho,
Maria Lúcia Lee, Mestre Bene, Silvio Kato, Cleber F. L. de Souza,
Venceslau Cardoso de Oliveira (Mestre Lau), Marcos Vinicios Almeida e
Elizabeth Saldanha.