Pai Sho - Como Jogar
Esta página é devotada para a decodificação das artes ancestrai do jogo de Pai Sho, como visto no mundo de Avatar. Por favor sintam-se livres para dividir qualquer idéias sobre o jogo. (Até por que eu demorei para achar e traduzir as regras!)
Ah, sim. E me perdoem pelas idéias loucas que eu tive ao longo do texto. ^^'
Avatar: the last airbender e os conceitos básicos de Pai sho pertence à (C)2008 Nickelodeon.
O que é Pai Sho?Pai Sho é um jogo antigo muito popular entre várias nações. É desconhecida a sua origem, pois todas as quatro nações reinvidicavam sua criação aos seus países, nomeando pessoas e vilas como aqueles que criaram aquilo que um dia veio se tornar o pai-sho. A primeira menção do Pai Sho foi em uma escritura em torno de 850, em um livro histórico da nação do fogo. Nos séculos seguintes escrituras referentes apareceram em grande quantidade nas demais nações. O Pai sho era jogado nos templos do ar, no palácio real do reino da terra, nas vilas da tribo da água e nas cidades na nação do fogo entre os guerreiros. O tabuleiro de Pai Sho e suas peças foram inspirados pelos arranjos florais orientais, conhecidos como "Ikebana".
O jogo é tradicionalmente feito entre dois jogadores, contudo, um número maior pode também jogar.
Recentemente arqueologistas descobriram em restos do templo do ar tabuleiros, peças e diagramas uma variação "perdida" de Tei Setsu Pai Sho (Pai Sho do Templo do Ar). O jogo era jogado em tabuleiros quadrado, mas é desconhecido se é a versão original do jogo, ou uma variante trazida de outra nação.
Materiais de jogo
TabuleiroO jogo é feito em tabuleiro circular de 18X18 quadrados. O centro possui um formato de diamante de 4 pontas de cores opostas. O tabuleiro possui 256 quadros portanto. Não há fichas no tabuleiro no início do jogo. As peças são postas nas intersecções dos quadrados, ou seja, onde as linhas que formam os quadrados do tabuleiro se cruzam.
Tabuleiro tradicional
PosturaOs dois jogadores se sentam de frente um para o outro. A ponta na sua direção é chamada "Lar", a ponta próxima ao jogador adversário é chamada "Estrangeiro". As duas demais são o "Leste" e "Oeste. Os "lados" são divididos pela linha no centro.
PeçasFlores Brancas
Flores Vermelhas
Não-Flores
Especiais
Cada jogador começa com
54 fichas
3 Dragões Brancos
3 Lótus Brancas
6 Jasmins
6 Lírios Brancos
6 Jades Brancas
6 Rosas
6 Crisântemos
6 Rhododendron (flor oriental, sem nome em português)
3 Knotweed (erva oriental, sem nome em português)
3 Rodas
3 Rochas
3 Barcos
Objetivo -Remover as peças do oponente do tabuleiro e ganhar o "pote" (você vai ler sobre mais adiante)
Harmonia : Termo usado durante o jogo. Quando ela existe?
1. Duas peças alinhadas em reta horizontal/vertical (não em diagonal!) (“alinhadas”).
2. As duas peças devem ser suas (Exeto pela possibilidade de serem dragão e lótus. Veja depois abaixo).
3. Não há peças entre as duas (O que é chamado "falsa harmonia”). Ainda podem haver contudo flores de harmonia neutra e barcos entre as duas peças.
Cada jogador em seu turno pode realizar um dos seguintes movimentos:
Mover uma peça em jogo
Jogar uma nova peça
Usar a habilidade de uma peça não-flor
Regras de jogoPeçasFlores brancas (as três abaixo) - Não podem ser colocadas em locais com vermelho. Podem formar harmonias.
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Jasmim-Quando adicionada ao tabuleiro, só podem ser colocadas na área corresponde ao "Lar". Harmoniza com Lírio e Rhododendron. Desarmoniza com Rosa.
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Lírio- Quando adicionada ao tabuleiro, pode ser colocada no Leste ou oeste. Ela pode se mover em um "L" formado de 4 quadrados. (2 em uma direção, 2 em outra)
Harmoniza com Jasmim e Jade Branca. Desarmoniza com Crisântemo.
`
Jade Branca- Quando colocada em tabuleiro ela sempre começa no centro. Se alguma outra peça estiver no centro ela não pode ser posta em jogo. Ela pode se mover 5 casas em qualquer direção (você pode intercalar como 1 para cima, 2 para esquerda, 2 para cima= 5 casas). Essa peça não pode usar o barco.
Harmoniza com Lírio e Rosa. Disarmoniza com Rododendron
Flores vermelhas (as três abaixo)-Não podem ser postam em locais brancos. Podem realizar harmonias.
`Rosa-Quando adicionada ao tabuleiro começa sempre no "Estrangeiro". Pode se mover 3 casas intercaladas.
Harmoniza com Jade Branca e Crisântemo. Desarmoniza com Jasmim.
`Crisântemo-Quando adicionada ao tabuleiro sempre começa no leste ou oeste. Ela se move 2 casas numa direção, 2 em outra, formando um "L".
Harmoniza com Rosa ou Rhododendron. Desarmoniza com Lírio.
`Rhododendron-Quando colocada em tabuleiro ela sempre começa no centro. Se alguma outra peça estiver no centro ela não pode ser posta em jogo. Ela pode se mover 5 casas em qualquer direção (você pode intercalar como 1 para cima, 2 para esquerda, 2 para cima= 5 casas). Essa peça não pode usar o barco.
Harmoniza com Crisântemo e Jasmim. Desarmoniza com Jade Branca.
(N=neutra, H=harmonia, D=Desarmonia X=a peça!)
peça | jasm | lírio | jade | rosa | crisâ | rhod |
jasm | x | h | n | d | n | h |
lírio | h | x | h | n | d | n |
jade | n | h | x | h | n | d |
rosa | d | n | h | x | h | n |
crisâ | n | d | n | h | x | h |
rhod | h | n | d | n | h | x |
talvez você prefira imprimir esta tabela até ter decorado.
Não flores (4)
-Essas peças podem ser removidas por qualquer peça, mas a peça que ocupar a mesma casa que elas é retirada do jogo juntamente com ela. Elas podem ser colocadas em jogo apenas após o primeiro turno. Não realizam harmonias, com exessão do barco.
Knotweed (Fogo) Pode ser colocada em quanquer lugar. Peças que estão alinhadas com knotweed (que é uma espécie de erva) não podem ser movidas de lugar se estiverem em harmonia com outra peça. Qualquer peça que fique a uma casa da knorweed também não pode ser movida. Knotweed não pode se mecher. Mas pode ser capturada.
Roda (Ar) Podem ser jogadas apenas no branco. Movem uma peça que esteja alinhada horizontal ou verticalmente com a roda entre as demais linhas em sentido horário ou anti-horário (você pode escolher uma peça por turno que esteja alinhada com a roda e mudá-la de lugar). Pode andar qualquer número de espaços, mas não pode se mover se decide "rodar uma peça".
Barco (Água) Pode "navegar" com outras peças. Move-se até 5 casas de uma vez. Ele não desfaz harmonias entre pares. Pode mover uma peça ao longo de uma linha reta se o barco estiver ao lado ou até uma casa de distância da peça.
Rocha(Pedra) Colocado em qualquer lugar. Não pode ser movida uma vez colocada em tabuleiro. Desfaz todas as harmonias em que fica no meio.
Peças Especiais (2) - Essas peças podem ser colocadas em qualquer lugar do tabuleiro, independente da cor. Só podem ser colocadas após o primeiro turno
´Dragão Branco (Yin) – Deve ser colocada no lado "Estrangeiro". Move-se até 6 casas somente em linha reta. Podem capturar peças inimigas e formar harmonias com todas as flores. Podem ser capturados por lótus.
´Lótus Branca (Yang)- Movem-se 2 casas por turno. Deve ficar na sua metade lado do tabuleiro ("lar", "leste" ou "oeste") e não pode sair desta metade. Pode tirar qualquer peça do tabuleiro se "pisar" sobre ela, ou seja, se ela se mover até em cima da peça adversária. Mas também pode ser retirada do jogo por qualquer peças. Por ser considera a flor da harmonia interior, forma par harmônico com qualquer flor, incluindo as do adversário. Tenha cuidado!
Removendo peças: Ao se pisar numa peça no jogo ela pode ou não ser removida do jogo seguindo as regras:
1) deve ser uma peça oposta (sem harmonia). (uma jasmim pode tirar uma rosa de jogo, mas não um Rhododendron)
2) Deve ser uma peça oponente
3) Também deve se considerar as regras do dragão e da lótus branca.
4) Todas as peças capturadas são postas no "Pote"
5) O número de peças no pote equivale a um certo número de pontos. (algo em torno de 5 a 10 pontos por peça. Isso fica por escolha dos jogadores. Quanto menos pontos se ganha por capturar peças, mais difícil o jogo fica.)
Esclarecimentos finais:
- Uma peça não pode saltar para um quadro ocupado por outra peça se é incapaz de capturá-la. As peças podem saltar umas por cima das outras contudo. Apenas se certifique se não há nada que impeça o movimento para a casa final.
- Flores podem se mover até a divisória composta de ambas as cores (vermelho e branco) independente da sua própria cor.
- Uma flor colocada ainda que acidentalmente em um local de cor errada por um barco volta à pilha do jogador que a pôs em tabuleiro.
- Um jogador pode escolher não formar harmonia com flores oponentes quando usando uma lótus ou dragão.
O "Pote"
Todas as peças capturadas são colocadas em pilha ao lado do tabuleiro, o que é chamado "o pote". O pote pode valer um certo número de pontos, mas considerar essa pontuação em jogo é opcional. Ele pode valer 20, 50, 100 pontos, ou quaquer outro valor escolhido pelos jogadores. Alguns membros da nação do fogo costumam apostar dependendo do número de peças que cada jogador consegue em seu pote.
Fim de jogo
O jogo termina quando qualquer uma das três condições abaixo é cumprida:
1) O jogador adversário se rende
2) Um jogador fica com 3 ou menos peças harmônicas para usar em jogo
3) Os jogadores conseguem o número de pontos necessários em seu pote (um bom número é 100)
O vencedor é aquele que no fim do jogo somou o maior número de pontos que seria: O pote
+ 20 pontos para cada harmonia que tenha sobrado no jogo
+ 5 ponto para cada peça que sobrou em sua mão.
Se tiverem dúvidas, perguntem a um adulto ou, caso ele também não saiba responder, para mim, ok?
Ufs! Que canseira deu escrever isso tudo.
Divirtam-se! ^^