TaoísmoA palavra
Taoísmo (ou
Daoísmo) é geralmente empregada para traduzir dois termos chineses distintos, "Daojiao" (道教) (py Dàojiào, W-G Tao-chiao), que se refere aos "ensinamentos ou à religião do Dao", e "Daojia", que se refere à (道家) "escola do Tao (ou Dao)", a uma linha de pensamento da filosofia chinesa.
Tao do TaoísmoO ideograma
Tao (ou
Dao) (道) pode ser traduzido como "caminho", mas assume um significado mais abstrato para a religião e para a filosofia chinesa.
Traduzido literalmente, significa "o ensinamento do Tao". No contexto taoísta, 'Tao' pode ser entendido como um caminho no espaço-tempo - a ordem na qual as coisas acontecem.
Como termo descritivo, pode se referir ao mundo real na história -
algumas vezes nomeado como o "grande Tao" - ou, antecipadamente, como
uma ordem que deve se manifestar - a ordem moral de Confúcio ou Lao Tsé
ou Cristo, etc.
Um tema no pensamento chinês primitivo é Tian-dao ou caminho da natureza (também traduzido como "céu", e às vezes "Deus"). Corresponde aproximadamente à ordem das coisas de acordo com a lei natural.
Tanto o "caminho da natureza"
quanto o "grande caminho" inspiram o afastamento estereotípico taoísta
das doutrinas morais e normativas. Assim, pensado como o processo pelo
qual cada coisa se torna o que ela é (a "Mãe de todas as coisas")
parece difícil imaginar que temos que escolher entre quaisquer valores
de seu conteúdo normativo - portanto pode ser visto como um príncípio
eficiente de "vazio" que sustenta confiavelmente o funcionamento do universo.
Os textos acima, são uma tradução dentro do pensamento e postura
ocidental, pois a base do TAO é que uma vez tentado explicar ou
interpretar o TAO deixa de ser TAO. Ou seja o TAO é o universo
"criador" que tudo contém, não pode ser pensado ou idealizado pela
criatura, pois como se ensina na Matemática: a parte e o todo (a parte
está no todo mas a parte não é o todo).
Taoísmo e ConfucionismoO taoísmo é uma tradição que dialogando com seu tradicional contraste, o confucionismo, modelou a vida chinesa por mais de 2000 anos.
O taoísmo enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação
sócio-cultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais.
Manifesta o anarquismo
- defendendo essencialmente a idéia de que não precisamos de nenhuma
orientação centralizada. Espécies naturais seguem caminhos apropriados
a elas, e os seres humanos são uma espécie natural. Seguimos todos por
processos de aquisição de diferentes normas e orientações da sociedade,
e no entanto podemos viver em paz se não procuramos unificar todas
estas formas naturais de ser.
Como o conceito confucionista de governo
consiste em fazer todos seguirem o mesmo moral tao, o taoísmo
representa de muitas maneiras a antítese do conceito confucionista
referente a deveres morais, coesão social e responsabilidades
governamentais, mesmo que o pensamento de Confúcio inclua valores taoístas e o inverso também ocorra, como se pode observar lendo os Analetos de Confúcio.
Filosofia Taoísta
- Do Caminho surge um (aquele que está consciente), de cuja consciência por sua vez surge o conceito de dois (yin e yang), dos quais o número três está implícito (céu, terra e humanidade); produzindo finalmente por extensão a totalidade do mundo como o conhecemos, as dez mil coisas, através da harmonia das Wuxing.
O Caminho enquanto passa pelos cinco elementos do Wuxing é também visto
como circular, agindo sobre si mesmo através da mudança para simular um
ciclo de vida e morte nas dez mil coisas do universo fenomênico.
- Aja de acordo com a natureza, e com sutileza em lugar de força.
- A perspectiva correta será encontrada pela atividade mental da
pessoa, até chegar a uma fonte mais profunda que guie sua interação
pessoal com o universo (veja 'wu wei' abaixo). O desejo obstrui a
habilidade pessoal de entender O Caminho,
moderar o desejo gera contentamento. Os taoístas acreditam que quando
um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, brota para substitui-lo.
Em essência, a maioria dos taoístas sente que a vida deve ser apreciada
como ela é, em lugar forçá-la a ser o que não é. Idealmente, não se
deve desejar nada, "nem mesmo não desejar".
- Unidade: ao perceber que todas as coisas (inclusive nós mesmos) são
interdependentes e constantemente redefinidas pela mudança das
circunstâncias, passamos a ver todas as coisas como elas são, e a nós
mesmos como apenas uma parte do momento presente. Esta compreensão da
unidade nos leva a uma apreciação dos fatos da vida e do nosso lugar
neles como simples momentos miraculosos que "apenas são".
- Dualismo, a oposição e combinação dos dois princípios básicos Yin e
Yang do universo, é uma grande parte da filosofia básica. Algumas das
associações comuns com Yang e Yin, respectivamente, são: masculino e
feminino, luz e sombra, ativo e passivo, movimento e quietude. Os
taoístas acreditam que nenhum dos dois é mais importante ou melhor que
o outro, na verdade, nenhum pode existir sem o outro, porque eles são
aspectos equiparados do todo. São em última análise uma distinção
artificial baseada em nossa percepção das dez mil coisas, portanto é só
nossa percepção delas que realmente muda.